T: +351 211 550 748    email: info@azamor.com

A nossa “viagem” começou em 1998 quando a Herdade foi comprada por mim, Alison Luiz Gomes, e o meu marido, Joaquim Luiz Gomes. Aquisição lógica já que a Herdade pertencia à família Luiz Gomes desde há muitos anos. O perfil dos vinhos Azamor tem evoluído ao longo dos anos até atingirem o posicionamento pretendido.

 

O nosso primeiro vinho, Azamor 2003, proveniente da parte mais antiga da vinha, revelava um toque deliciosamente frutado, com um equilíbrio e frescura incomum. Um vinho era muito frutado e acessível devido ao seu “terroir”, que acabaria por ganhar a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.

 

Durante o ano de 2004 a vinha foi toda colhida, ainda sem saber ao certo que qualidade iríamos obter. A casta Petit Verdot, com um toque de “Monvedré”, surpreendeu desde logo pelo sabor tão agradável pelo que decidimos colocá-lo em barris de carvalho Francês. Nascia assim a nossa única variedade de vinho Petit Verdot.

 

Foi também durante esta vindima (2004) que surgiram dois dos nossos vinhos mais icónicos: Azamor Selected e ICON. A gastronomia local é única, marcada por intensos aromas a alho, coentros e azeite. Sabores autênticos que pedem a companhia do nosso Selected Vines, um vinho que se adequa de uma forma fantástica a este tipo de gastronomia.

 

2004 foi, indiscutivelmente, a melhor colheita da década. Conseguimos obter uma qualidade excecional da casta Syrah, obtida de um clone importado de Chapoutier, e excelente Alicante Bouschet, que acabaria por envelhecer em madeira nova francesa e americana durante 20 meses. Adicionamos depois uma pequena quantia de Touriga Franca para lhe dar um toque mais clássico. O vinho foi engarrafado e guardado na nossa garrafeira pessoal durante três anos, antecipando o que seria o lançamento do Icon d’Azamor. E porque este vinho apenas é feito em anos de qualidade excecional, tivemos que esperar até 2010 pela segunda edição. Antecipamos que a nossa terceira edição será a da colheita de 2013.

 

Não resistindo à tentação de adicionar um vinho branco, e após ter provado uma interminável variedade de castas e outras referências, decidimos criar o nosso primeiro vinho em 2014. Azamor Selected White tem um excecional equilíbrio, sabor frutado e um longo e suave final cheio de frescura que é raro encontrar na região.

 

Continuamos empenhados em melhorar e aperfeiçoar os nossos vinhos, colheita após colheita.